O implante capilar FUE com fios longos é uma abordagem inovadora que permite a realização do procedimento sem a necessidade de raspar completamente o cabelo na área doadora. Nessa técnica, os folículos são individualmente extraídos e transplantados, mantendo o comprimento do cabelo existente. Isso oferece discrição, já que não é preciso raspar a cabeça, e possibilita resultados naturais com o benefício adicional de preservar o comprimento dos fios.
Essa técnica foi criada em 2016 pelo diretor técnico do Instituto Transplantare, o Dr Otávio Boaventura.
Essa inovadora modalidade de FUE foi apresentada no congresso mundial da ISHRS em Las Vegas, EUA, no mesmo ano, quando também foi publicada na revista FORUM, principal meio de divulgação científica da área. Sua vantagem é permitir a extração de unidades foliculares com fios longos, ou seja, sem raspar os fios de cabelo. É então indicada especialmente aos pacientes que não podem raspar a cabeça, seja por um compromisso social ou por questões profissionais.
Essa técnica se popularizou após ser apresentada em mais de 15 países pelo Dr. Otávio, sendo tema de discussão em todos os congressos importantes pelo mundo.
Na técnica de FUE com fios longos a área doadora não é raspada, e os cabelos permanecem com seu tamanho original. Os fios extraídos, por serem longos, ajudam a tampar a vermelhidão e as pequenas crostas de sangue na região receptora, fazendo com que ninguém perceba sinais de uma cirurgia recém realizada. Outra grande vantagem na área receptora é a construção visível do resultado quando os fios vão sendo implantados um a um na região calva. Deste modo, o paciente poderá visualizar, ao final da cirurgia, o provável resultado que ele obterá após 1 ano de evolução.
Trata-se de uma técnica avançada de implante capilar que deve ser feita somente por experts, pois cirurgiões inexperientes têm dificuldade em implantar fios longos em alta densidade. FUE com fios longos entrega ao paciente, ao final da cirurgia, a verdade sobre a qualidade do cirurgião, o que é difícil de ser percebido quando a cirurgia é realizada com fios curtos.