O Transplante Capilar é a melhor solução para tratar a calvície e recuperar a autoestima e confiança, com resultados surpreendentemente naturais.

A técnica consiste em retirar os fios de uma região do couro cabeludo para outra. Possui um alto índice de aceitação do organismo, uma vez que os folículos capilares do próprio paciente são utilizados para preencher a área doadora.

O transplante capilar é um procedimento médico que trata a queda de cabelo. Durante o processo, folículos capilares saudáveis são removidos de áreas doadoras e transplantados para áreas com perda de cabelo. Isso resulta em crescimento capilar natural e restaura a densidade. O transplante capilar oferece uma solução eficaz e duradoura para quem deseja recuperar a aparência e a autoconfiança.

A evolução das técnicas do transplante capilar

Basicamente existem duas técnicas para extração das unidades foliculares: FUE e FUT. A técnica FUT é realizada com a extração de uma faixa de tecido na área doadora, com o uso do bisturi. Uma faixa de pele contendo cabelo é então retirada e levada aos microscópios, onde as unidades foliculares serão então lapidadas. A área doadora é suturada com fios de nylon, e os pontos retirados dentro de 14 dias. Nossa equipe realizou essa técnica entre os anos de 2008 e 2016. Depois desse tempo, com o desenvolvimento e ganho de qualidade da técnica FUE, gradativamente fomos migrando para essa nova opção.

A técnica FUE proporciona uma recuperação mais rápida, uma vez que não são realizados cortes com bisturi: os folículos são retirados através de pequenos cilindros circulares denominados punches. Eles possuem um diâmetro bem pequeno, que variam entre 0.7 e 1.0 mm, realizando a excisão ao redor das unidades foliculares, retirando o mínimo de pele possível. Uma vez que os orifícios formados são bem pequenos, não há necessidade de pontos de sutura.

Portanto, a recuperação é extremamente rápida e não há formação da cicatriz linear característica da técnica FUT. Estes dois fatores: rápida recuperação e ausência da cicatriz linear na área doadora foram determinantes para o aumento da popularidade da técnica FUE.

Durante um tempo, ainda oferecemos a técnica FUT aos pacientes que não desejavam raspar a cabeça, porém com o desenvolvimento da técnica FUE sem raspar os fios ou com fios longos, passamos a não realizar mais a FUT.

Imagem Punches sendo utilizado para remoção de folículos.

Implante Capilar FUE convencional

O implante capilar FUE convencional é uma técnica avançada de transplante capilar. Nesse método, os folículos capilares são individualmente extraídos da área doadora e transplantados para as áreas com perda de cabelo. Ao contrário do método convencional, a técnica FUE não deixa cicatrizes visíveis e possui uma recuperação mais rápida. Isso resulta em resultados naturais e uma abordagem menos invasiva para restaurar o cabelo.

Nessa modalidade os cabelos são raspados e as unidades foliculares retiradas uma a uma da área doadora através de punches bem pequenos, e logo em seguida recolocadas no paciente, desta vez na área receptora (área calva). Utilizamos as máquinas mais modernas do mundo durante a fase de extração, assim como potentes lentes de aumento, garantindo a produção de unidades foliculares com baixíssimo índice de transecção.

Como temos uma equipe grande composta por até 3 médicos e 6 técnicos por cirurgia, os folículos permanecem pouco tempo fora do organismo, sofrendo uma agressão menor assim como será também menor o risco de desidratação.

Objetivando aumentar a qualidade na fase de implantação dos enxertos, utilizamos em nossa prática dispositivos denominados implanters (oriundos da Coréia do Sul), que garantem uma reimplantação rápida e atraumática, com o máximo grau de sobrevivência dos fios.

Com um procedimento repleto de tecnologia e detalhes, conseguimos fazer, ao mesmo tempo, uma cirurgia segura, sempre contando com a presença do médico anestesiologista realizando sedação para o conforto do paciente, e com perfeita naturalidade.

Imagem O Instituto Transplantare utiliza os mais modernos equipamentos do mercado.
Imagem Equipe de profissionais Instituto Transplantare.
Imagem Antes x depois paciente de FUE convencional.

Implante capilar FUE com fios longos

O implante capilar FUE com fios longos é uma abordagem inovadora que permite a realização do procedimento sem a necessidade de raspar completamente o cabelo na área doadora. Nessa técnica, os folículos são individualmente extraídos e transplantados, mantendo o comprimento do cabelo existente. Isso oferece discrição, já que não é preciso raspar a cabeça, e possibilita resultados naturais com o benefício adicional de preservar o comprimento dos fios.

Essa técnica foi criada em 2016 pelo diretor técnico do Instituto Transplantare, o Dr Otávio Boaventura.

Essa inovadora modalidade de FUE foi apresentada no congresso mundial da ISHRS em Las Vegas, EUA, no mesmo ano, quando também foi publicada na revista FORUM, principal meio de divulgação científica da área. Sua vantagem é permitir a extração de unidades foliculares com fios longos, ou seja, sem raspar os fios de cabelo. É então indicada especialmente aos pacientes que não podem raspar a cabeça, seja por um compromisso social ou por questões profissionais.

Essa técnica se popularizou após ser apresentada em mais de 15 países pelo Dr. Otávio, sendo tema de discussão em todos os congressos importantes pelo mundo.

Na técnica de FUE com fios longos a área doadora não é raspada, e os cabelos permanecem com seu tamanho original. Os fios extraídos, por serem longos, ajudam a tampar a vermelhidão e as pequenas crostas de sangue na região receptora, fazendo com que ninguém perceba sinais de uma cirurgia recém realizada. Outra grande vantagem na área receptora é a construção visível do resultado quando os fios vão sendo implantados um a um na região calva. Deste modo, o paciente poderá visualizar, ao final da cirurgia, o provável resultado que ele obterá após 1 ano de evolução.

Trata-se de uma técnica avançada de implante capilar que deve ser feita somente por experts, pois cirurgiões inexperientes têm dificuldade em implantar fios longos em alta densidade. FUE com fios longos entrega ao paciente, ao final da cirurgia, a verdade sobre a qualidade do cirurgião, o que é difícil de ser percebido quando a cirurgia é realizada com fios curtos.

Imagem Dr. Otávio Boaventura em cirurgia demonstrativa em Bangkok.
Imagem Antes x depois de implante tipo FUE fios longos.

Técnica FUE fios longos sem raspar

A técnica FUE fios longos sem raspar preserva o comprimento do cabelo na área doadora durante a extração dos folículos. Isso permite que os pacientes mantenham seu cabelo existente sem a necessidade de raspar a cabeça. A abordagem FUE com fios longos oferece discrição e resultados naturais, tornando-se uma opção popular para quem busca restaurar o cabelo sem comprometer o comprimento atual.

Essa técnica foi criada e desenvolvida pelo Dr. Otávio Boaventura em 2016. Seu grande estímulo foram pacientes que queriam fazer a FUE, mas não estavam dispostos a raspar a cabeça.

Suas principais vantagens são:

  • Não é necessário se ausentar do trabalho ou atividades sociais pois não há necessidade de raspar os cabelos como na FUE convencional.
  • O paciente, já ao final do procedimento, verá uma prévia do resultado que terá em 12 meses.
  • Maior precisão na colocação dos fios;
  • Os fios longos camuflam a área receptora, escondendo crostas, vermelhidão e qualquer outro sinal de cirurgia;

Os fios longos camuflam a área receptora, escondendo crostas, vermelhidão e qualquer outro sinal de cirurgia;

Nossa equipe é referência mundial em transplante de fios longos pela técnica FUE, trabalho pioneiro no mundo descrevendo a técnica com fios longos. Até então era possível fazer isso extraindo fios curtos. Após o Dr. Otávio Boaventura desenvolver em 2016 o Open Punch e o LONG HAIR FUE, tornou-se possível extrair fios longos da área doadora, um a um, e colocá-los na área calva.

Tal técnica é considerada a mais avançada e inovadora da área, publicada na revista científica de maior importância mundial na área de restauração capilar, a FORUM INTERNATIONAL, nossa técnica permite que pacientes façam a cirurgia sem raspar a cabeça e já avaliando o provável resultado logo ao final da cirurgia.

O Dr. Otávio Boaventura, que teve como estímulo pacientes que queriam fazer a FUE, mas não estavam dispostos a raspar a cabeça. O Instituto Transplantare já apresentou sua técnica inovadora em diversos países, como: Bélgica, Estados Unidos, Coréia do Sul, Itália, Turquia, Polônia e República Tcheca.

Imagem TÉCNICA FUE FIOS LONGOS - SEM RASPAR

Transplante capilar feminino para diminuição da testa

O transplante capilar feminino para diminuição da testa é uma técnica que envolve o reposicionamento da linha do cabelo para reduzir a testa aparentemente grande. Por meio do transplante de folículos capilares saudáveis, essa abordagem cria uma linha capilar mais equilibrada e esteticamente agradável. O procedimento oferece resultados naturais, melhorando a harmonia facial e a autoconfiança das mulheres.

Mulheres que têm a altura da testa desproporcional em relação ao resto da face costumam se incomodar com o tamanho dela. Um dos tratamentos que pode ajudar a diminuir a testa é o transplante capilar.

O procedimento cirúrgico consiste em trazer a linha capilar para frente, alinhando, em ângulo harmonioso, e conferindo um aspecto de maior proporcionalidade ao tamanho da testa e às demais medidas do rosto.

A técnica consiste na retirada dos cabelos da região doadora que são realocados na linha da fronte para desenhar o contorno facial, aumentando a parte com fios em relação a parte de cima da cabeça.

Transplante de sobrancelhas

O transplante de sobrancelhas é um procedimento que restaura e redesenha sobrancelhas finas ou ausentes. Usando técnicas avançadas, como a extração de unidades foliculares, este procedimento transfere cabelos individuais para criar sobrancelhas mais cheias e naturais. Com resultados duradouros e uma aparência autêntica, o transplante de sobrancelhas realça a expressão facial e melhora a estética.

O transplante de sobrancelhas é um procedimento cirúrgico minimamente invasivo que envolve a transferência de fios de cabelo das áreas doadoras para as sobrancelhas.

Por meio de técnicas avançadas, como a extração de unidades foliculares, os fios são coletados de uma área doadora, como o couro cabeludo, e transplantados cuidadosamente para as sobrancelhas, preenchendo falhas, cicatrizes ou áreas com pelos escassos.

O transplante de sobrancelhas é realizado por profissionais especializados em transplante capilar, que utilizam instrumentos de precisão para criar um resultado natural e harmonioso. Os fios transplantados são escolhidos com base na cor, textura e ângulo dos pelos existentes nas sobrancelhas, garantindo um visual autêntico e simétrico.

Assim como ocorre com o transplante capilar, os fios transplantados caem cerca de 30 dias após o procedimento, após este período, gradativamente vão retomando seu crescimento. O resultado final é obtido em torno de 9 meses a 1 ano.

Imagem Procedimento de implante capilar nas sobrancelhas

Transplante Capilar Feminino

O transplante capilar feminino é uma opção para combater a queda de cabelo em mulheres. Esse procedimento envolve o transplante de folículos saudáveis para áreas afetadas, melhorando a densidade capilar. Com resultados naturais e minimamente invasivos, o transplante capilar feminino restaura a autoestima e proporciona cabelos mais cheios e saudáveis.

Imagem Mulher com problema capilar
WhatsApp