Você sabe o que é dermatite seborreica? Vamos te contar então, quais são os sintomas e até mesmo como se prevenir deste mal que causa tanto desconforto em relação a saúde do couro cabeludo, e pode até impactar em sua autoestima. Veja:
O que é dermatite seborreica?
Este problema não tem uma origem definida, não se sabe com exatidão o que pode ocasionar. É uma doença de caráter crônico, com períodos de melhora e piora dos sintomas.
A dermatite seborreica se trata de uma inflamação na pele que causa vermelhidão e descamação. Pode ocorrer no rosto, geralmente no canto do nariz, na sobrancelhas, assim como há muitos relatos de aparições da inflamação na orelha e couro cabeludo.
Mas, a doença pode ser desencadeada por agentes externos, como:
– Alergias;
– Situações de fadiga ou estresse emocional;
– Baixa temperatura;
– Álcool;
– Medicamentos;
– Excesso de oleosidade;
– Presença do fungo Pityrosporum ovale;
– entre outros.
Ressaltamos a dermatite seborreica não significa falta de higiene. Uma coisa não se relaciona à outra necessariamente.
Pode vir a acontecer até mesmo em crianças e recém nascidos, não é algo transmissível e não é considerado como uma alergia ou algo perigoso.
Como saber se eu estou com dermatite seborreica?
Se atente aos sintomas mais comuns da dermatite seborreica, que são:
– Oleosidade na pele e no couro cabeludo;
– Escamas brancas que descamam (conhecido como caspa);
– Escamas amareladas que são oleosas e ardem;
– Coceira, que pode piorar caso a área seja infectada pelo ato de “cutucar” a pele;
– Leve vermelhidão na área;
– Possível perda de cabelo.
Embora afete mais o couro cabeludo e a região do rosto, a dermatite seborreica costuma aparecer em áreas onde a pele tende a ser mais oleosa.
Tratamento
Antes de iniciar o tratamento, é preciso fazer um exame especifico em uma clínica especializada. O médico irá se basear também nos relatos e descrição dos acontecimentos do paciente.
Como um tratamento precoce podemos ressaltar:
– Lavagens mais frequentes da região afetada;
– Interromper o uso de sprays, pomadas e géis para o cabelo, ou cremes faciais, se for o caso;
– Não se recomenda o uso de chapéus ou bonés;
– Optar pelo uso de xampus que contenham ácido salicílico, alcatrão, selênio, enxofre, zinco e antifúngicos;
– Pode ser utilizado cremes/pomadas também com antifúngicos e, eventualmente, com corticosteroide, dentre outros especificados pelo dermatologista.
O melhor tratamento para a dermatite seborreica
Antes de escolher uma clínica, você precisa buscar referências no mercado. Busque por consultórios experientes que já atuam há muitos anos no mercado. O profissional escolhido pode afetar muito no resultado final, por isso sua escolha é tão importante, e deve ser feita com cuidado.
Indicamos também, testar a satisfação de quem já utilizou os serviços, o famoso boca a boca pode fazer diferença, pois ao trocar experiências você ficará mais confiante.
Quanto antes buscar ajuda, mais eficaz e menos invasivo o procedimento será, independentemente de qual situação seja.
Já conhece a Calvície BH? Somos uma clínica formada por profissionais qualificados, preparados para atendê-lo da melhor maneira. Solicite um orçamento agora mesmo e entenda como podemos ajudá-lo (a) da melhor forma possível.
Não perca tempo renove sua autoestima agora mesmo! Entre em contato conosco para tirar suas dúvidas. Aproveitando, não deixe de acessar nosso blog para conhecer mais sobre os tratamentos de doenças que podem vir a causar queda de cabelo.